IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Matérias-primas no atacado saltam, e IGP-DI acelera alta a 1,25% em fevereiro, diz FGV

08/03/2019 07h59

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços das Matérias-Primas Brutas no atacado subiram com força, e o Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI) acelerou a alta em fevereiro a 1,25 por cento, de 0,07 por cento no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira.

No mês, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-DI), que responde por 60 por cento do indicador todo, subiu 1,79 por cento, contra queda de 0,19 por cento em janeiro

No IPA, os preços das Matérias-Primas Brutas passaram a subir 3,85 por cento, deixando para trás a queda de 0,38 por cento em janeiro, puxados por minério de ferro, soja em grão e leite in natura.

No varejo, os preços passaram a pressionar menos, com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-DI), que responde por 30 por cento do IGP-DI, subindo 0,35 por cento, contra 0,57 por cento no mês anterior.

A principal contribuição para esse resultado foi dada pelo grupo Educação, Leitura e Recreação, que caiu 0,65 por cento em fevereiro após avanço de 3,13 por cento no mês anterior, com influência principalmente do item cursos formais.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-DI), por sua vez, desacelerou a alta a 0,09 em fevereiro, sobre 0,49 por cento em janeiro.

O IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Também é diretamente empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais em geral.

(Por Camila Moreira)