Trump diz que EUA "ficarão bem" com ou sem acordo comercial com a China
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira que está confiante de que o país fechará um acordo com a China, mas acrescentou que acha que os EUA ficarão muito bem com ou sem acordo.
Questionado se ele ainda está confiante de que conseguirá um acordo com a China, Trump disse: "claro, estou confiante, mas se não fizermos um acordo muito bom para o nosso país, eu não farei um acordo".
Indagado sobre uma reportagem que alegava que a China não está positiva sobre um acordo e que uma reunião com o presidente Xi Jinping pode não acontecer, Trump afirmou: "eu não ouvi isso. Eu acho que estamos indo bem.... Ficaremos bem de qualquer maneira, com ou sem acordo".
Mais cedo, o assessor comercial da Casa Branca Clete Willems afirmou que os dois países fizeram progresso nas negociações, mas que ainda existe muito para ser feito.
Preocupações de que Trump poderá aceitar um acordo comercial ruim com a China são "totalmente imprecisas", disse Willems em um evento.
As exportações chinesas tiveram a maior queda em três anos em fevereiro, enquanto importações caíram pelo terceiro mês consecutivo, sugerindo maior desaceleração na economia e levantando temores sobre uma "recessão comercial", apesar de uma série de medidas de estímulo.
Os dados fracos chineses vêm à tona em meio a meses de intensas negociações entre Washington e Pequim, com o objetivo de encerrar a disputa comercial. Na quarta-feira, os EUA reportaram que seu déficit comercial com a China alcançou uma máxima histórica no ano passado.
(Reportagem de Roberta Rampton)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.