Economia da Turquia tem pior desempenho em 9 anos no 4º tri após crise da lira
ISTAMBUL (Reuters) - A economia da Turquia contraiu 3 por cento no quarto trimestre de 2018, resultado pior do que o esperado e o desempenho mais fraco em quase uma década, em um claro sinal do impacto da crise cambial do ano passado.
A Turquia chegou a registrar um crescimento de mais de 7 por cento em 2017. Mas no ano passado a economia foi pressionada pela queda de 30 por cento no valor da lira, devido a preocupações sobre uma disputa diplomática com os Estados Unidos e a preocupações sobre a independência do banco central.
O resultado trimestral na comparação com o mesmo período do ano anterior foi bem pior do que a expectativa de recuo de 2,7 por cento em pesquisa da Reuters, e representou o pior desempenho desde 2009.
A economia cresceu 2,6 por cento em 2018 como um todo, também o desempenho mais fraco desde 2009, mostraram dados do Instituto de Estatísticas da Turquia, contra expectativa de expansão de 2,55 por cento.
Na comparação com o trimestre anterior, o PIB encolheu 2,4 por cento, em dado ajustado sazonalmente e ao calendário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.