IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Futuros de aço e minério de ferro sobem na China com perspectiva de demanda

12/03/2019 08h16

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os preços do aço e do minério de ferro na China subiram nesta terça-feira, sustentados pelas expectativas de que muitas siderúrgicas que paralisaram as atividades de construção no país retomaram os trabalhos, aumentando a demanda.

O contrato do vergalhão de aço mais ativo na Bolsa de Futuros de Xangai chegou a subir 2,5 por cento, para 3.820 iuanes (568,88 dólares) por tonelada, antes de encerrar a sessão em 3.815 iuanes, registrando seu maior ganho diário em quatro semanas.

"Os preços do aço devem subir depois de termos visto menos produção na semana passada e com a demanda devendo melhorar, especialmente nos canteiros de obras, porque o clima está melhorando", disse o analista Richard Lu, da CRU, em Pequim.

O contrato de referência do vergalhão caiu 10 por cento desde o pico de fechamento de cinco meses de 3.856 iuanes em 11 de fevereiro, com a China desacelerando o crescimento econômico em meio a uma guerra comercial com os Estados Unidos obscurecendo as perspectivas de sua demanda por aço.

O contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu 1,9 por cento nesta terça-feira, para 612,5 iuanes por tonelada.

Os preços do minério de ferro em Dalian têm sido voláteis desde que atingiram o recorde de 657,5 iuanes por tonelada em 12 de fevereiro, levantados pela preocupação com as interrupções no fornecimento após o desastre da Vale em Brumadinho (MG).