CPPIB compra 5% das ações ON da Equatorial Energia; pode buscar eleger conselheiros
SÃO PAULO (Reuters) - A gestora de fundos de pensão canadense Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) adquiriu 5 por cento das ações ordinárias da Equatorial Energia e poderá buscar eleger conselheiros na empresa em futuras assembleias, segundo comunicado da elétrica nesta quarta-feira.
A Equatorial opera distribuidoras de energia no Pará, Maranhão, Alagoas e Piauí e tem ativos em transmissão e geração.
Estruturada como uma corporação sem controle definido, a Equatorial tem como maiores acionistas as empresas de investimentos Squadra, com 9,9 por cento, Opportunity, com 9,7 por cento, e BlackRock, com 5,7 por cento, segundo informações de seu site.
"O CPPIB informa que não pretende adquirir o controle da companhia, mas pode buscar a eleição de membros do Conselho de Administração em futuras assembleias dos acionistas", disse a Equatorial no comunicado.
A compra das ações foi realizada em parte de maneira direta (3,99 por cento) e parte por meio de fundos de investimetno nos quais a CPPIB é investidora exclusiva.
O CPPIB, um dos maiores fundos de pensão do mundo, já possui negócios no Brasil por meio de parcerias, como uma joint venture com a Votorantim Energia que investe em energia renovável e fechou no ano passado a aquisição da estatal paulista Cesp por cerca de 3,1 bilhões de reais.
A Equatorial fechou recentemente a aquisição de distribuidoras de energia da Eletrobras no Piauí e Alagoas, privatizadas em 2018. A empresa também tem investido forte no setor de transmissão, no qual venceu leilões do governo para construção de novos projetos.
(Por Luciano Costa)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.