IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Crescimento empresarial da zona do euro fica abaixo das expectativas em março, mostra PMI

22/03/2019 07h31

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - As empresas na zona do euro tiveram um desempenho muito pior do que o esperado neste mês uma vez que a atividade industrial contraiu no ritmo mais rápido em quase seis anos, afetada pela forte queda na demanda, mostrou nesta sexta-feira a Pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

Embora a contração na indústria tenha sido parcialmente compensada pelo crescimento estável, ainda que relativamente fraco, do setor de serviços, a pesquisa sugere que a economia do bloco teve um primeiro trimestre fraco.

O PMI Composto preliminar do IHS Markit caiu a 51,3 neste mês de 51,9 em fevereiro, abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 52,0.

"A indústria é claramente o principal setor de fraqueza e preocupação no momento. A contração da indústria está ganhando força e agirá como um crescente peso sobre a economia no segundo trimestre", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

O PMI preliminar de indústria da zona do euro caiu a 47,6 de 49,3 em fevereiro, leitura mais baixa desde abril de 2013 e bem abaixo da marca de 50 que separa crescimento de contração.

Pesquisa da Reuters projetava alta modesta a 49,5.

O crescimento no setor de serviços, por sua vez, desacelerou em linha com pesquisa da Reuters. O PMI de serviços caiu a 52,7, de 52,8.