IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mineradoras australianas veem impacto e iniciam limpeza após dois ciclones

25/03/2019 14h58

Por Melanie Burton

MELBOURNE (Reuters) - As mineradoras Rio Tinto, BHP e Fortescue afirmaram que suas operações na Austrália sofreram alguns impactos após dois ciclones atingirem o país durante o fim de semana, com a limpeza começando nesta segunda-feira, após as tempestades.

O ciclone Veronica vem se enfraquecendo após avançar sobre o Noroeste australiano, enquanto mais a oeste o ciclone Trevor foi rebaixado a sistema de baixa pressão no domingo.

Os negócios afetados incluem centros de exportação de minério de ferro em Pilbara, bem como operações de bauxita da Rio Tinto em Weipa, a leste. Os portos de Port Hedland, Dampier e Ashburton, importantes no escoamento de minério de ferro, seguem fechados, segundo a Pilbara Ports.

A Rio afirmou em declaração nesta segunda-feira que algumas de suas operações de minério de ferro foram afetadas, mas que não houve danos aos funcionários, enquanto a BHP disse ainda avaliar danos, prometendo divulgar qualquer impacto produtivo em sua avaliação operacional de abril.

A Fortescue, por sua vez, afirmou que espera que carregamentos de 1,5 milhão a 2 milhões de minério de ferro sejam atrasados por conta do Veronica, supondo que Port Hedland reabra no próximo dia.

(Reportagem de Melanie Burton)