IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale propõe ampliar conselho com mais executivos da mineração

29/03/2019 16h02

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO - A mineradora brasileira Vale propôs ampliar seu conselho, adicionando um membro independente, de acordo com comunicado ao mercado dois meses após a morte de 300 pessoas em uma barragem operada pela empresa.

Uma fonte próxima aos acionistas controladores disse que a mudança visa incluir mais executivos com experiências no setor de mineração e questões de sustentabilidade.

De acordo com comunicado no fim da noite de quinta-feira, três membros do conselho serão independentes e nove serão indicados pelos acionistas controladores. Atualmente, o conselho tem 11 membros e um representante dos funcionários, eleito separadamente do restante.

A proposta, que acionistas votarão em reunião em 30 de abril, aumenta o número total de membros do conselho de 12 para 13 para o período 2019/2020.

Os conselheiros indicados pelo grupo controlador são José Mauricio Coelho, presidente da Previ; Hamilton Ferreira, Marcel Barros, Marcelo Labuto, Fernando Buso, Eduardo Rodrigues Filho, Oscar Camargo, Toshiya Asahio e José Luciano Penido.

Eduardo Rodrigues Filho é um ex-executivo da Rio Tinto , enquanto José Luciano Penido foi presidente executivo da Samarco entre 1992 e 2003.

Os membros independentes são Isabella Saboya Alburquerque, Sandra Azevedo e Clarissa Lins.

(Reportagem adicional de Tatiana Bautzer)