IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Países da UE iniciam negociações comerciais com EUA, diz fonte da UE

11/04/2019 12h20

BRUXELAS (Reuters) - Os governos da União Europeia concordaram com o início das negociações comerciais formais com os Estados Unidos nesta quinta-feira, disseram fontes da UE, um movimento planejado, mas não garantido, para suavizar as relações entre as duas maiores economias do mundo.

A Comissão Europeia, que coordena a política comercial para os 28 membros da UE, buscou autorização para dois mandatos de negociação - um para cortar tarifas de produtos industriais e o outro para facilitar que as empresas mostrem que seus produtos estão de acordo com os padrões da UE ou dos EUA.

Fontes da UE disseram que embaixadores concordaram com os mandatos em uma reunião nesta quinta-feira. Isso precisará ser colocado para aprovação formal dos ministros nacionais, embora eles normalmente o façam sem debate. Ministros da Agricultura dos 28 países da UE se reunirão em Bruxelas na segunda-feira.

A União Europeia e os Estados Unidos chegaram a um acordo em julho passado, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, concordou em suspender as tarifas punitivas sobre os carros da UE, enquanto os dois lados buscavam melhorar os laços econômicos.

No entanto, as tarifas dos EUA ainda se aplicam ao aço e ao alumínio da UE, enquanto na terça-feira Trump ameaçou impor mais tarifas sobre produtos da UE no valor de 11 bilhões de dólares relacionados a uma longa disputa por subsídios de aeronaves.

(Por Philip Blenkinsop)