IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Libéria e companhia de minério da Guiné fecham acordo preliminar de exportação

18/04/2019 17h00

Por Barbara Lewis e Saliou Samb

LONDRES/CONACRI (Reuters) - A Libéria assinou um acordo preliminar com uma companhia produtora de minério de ferro na Guiné para que os embarques sejam feitos através do país, uma rota de exportação que o governo guineano havia vetado para o projeto de Simandou, muito maior.

O empreendimento de minério de ferro de Zogota, na Guiné, está sendo desenvolvido pelo ex-chefe da Xstrata, Mick Davis, a partir de sua empresa Niron Metals, e marca o retorno do executivo à mineração.

Dando sequência a um compromisso de cooperação econômica firmado pelos presidentes de Guiné e Libéria no início do mês em Dacar, um anúncio em Londres nesta quinta-feira apontou que o governo liberiano e a Niron Metals assinaram um memorando de entendimento para a passagem do minério de ferro do depósito de Zogota pela Libéria.

O presidente da Comissão de Investimento Nacional da Libéria, Molewuleh Gray, afirmou que o governo iniciaria negociações com operadores ferroviários e portuários a respeito do acesso de terceiros.

Davis, que é também presidente executivo do Partido Conservador britânico, disse que o acordo com o governo é uma pedra fundamental para o desenvolvimento de Zogota, acrescentando que planeja concluir um estudo de viabilidade em seis meses e colocá-lo em produção rapidamente.

O projeto guineano abre caminho para uma perspectiva quanto à extração de minério de ferro, ofuscado durante anos na nação da África oriental pela falha na exploração do gigantesco projeto de Simandou, prejudicado por disputas legais e pelo custo de 23 bilhões de dólares em infraestrutura para viabilizar exportações através de uma rota guineana.

(Reportagem de Barbara Lewis)