IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Williams, do Fed, diz que tarifas comerciais aumentam inflação nos EUA e pesam sobre crescimento

14/05/2019 08h39

ZURIQUE (Reuters) - As tarifas impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos chineses na intensificação da guerra comercial entre os dois países vão aumentar a inflação nos Estados Unidos e podem prejudicar o crescimento econômico, disse nesta terça-feira o presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams.

A economia dos EUA está agora em "uma posição muito boa", com baixo desemprego e recuperação da confiança dos empresários e consumidores, disse Williams.

"Quando vejo os dados do primeiro trimestre, há mensagens mistas lá, mas ... em termos de vendas no varejo, gastos do consumidor e outros indicadores econômicos e importante crescimento do emprego, a economia se recuperou de forma bastante sólida depois de uma pequena lentidão no final do ano passado e no início deste ano", disse ele à Bloomberg TV.

As tarifas dos EUA já impostas sobre os produtos chineses aumentaram ligeiramente os preços e desaceleraram o crescimento, disse Williams, que é vice-chairman do comitê de política monetária do banco central norte-americano.

"À medida que as tarifas aumentarem, supondo que isso aconteça, os efeitos serão maiores, aumentando a inflação no próximo ano e provavelmente causando efeitos negativos no crescimento", disse Williams após um evento em Zurique.

"Nós provavelmente poderíamos ter 0,1 ou 0,2 pontos a mais sobre a taxa de inflação ao longo do próximo ano com base no que já foi anunciado. Se houver mais intensificação em termos de tarifas, esses efeitos se tornarão ainda maiores."

(Por John Revill)