Minério de ferro sobe 6% e bate recorde em bolsa chinesa com foco na demanda firme
PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro da China subiram quase 6% para um recorde desde que foram lançados, impulsionados pelas perspectivas de demanda firme das siderúrgicas.
O contrato de minério de ferro mais ativo para entrega em setembro na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu até 5,8% para 710 iuanes (102,87 dólares) por tonelada, seu pico desde julho de 2010.
"Os investidores esperam uma demanda firme por matérias-primas siderúrgicas, apesar dos altos preços, já que as usinas ainda aumentarão a produção em meio a uma forte rentabilidade", disse um trader de Xangai.
As margens médias de lucro da produção de vergalhões caíram para cerca de 600 iuanes por tonelada, de cerca de 840 iuanes por tonelada em meados de abril.
As taxas de utilização das siderúrgicas chinesas aumentaram 0,28 ponto percentual, para 69,06% em 17 de maio em relação à semana anterior, segundo dados compilados pela consultoria Mysteel, apesar das medidas antipoluição na maior cidade siderúrgica da China, Tangshan.
Os preços do minério de ferro também foram apoiados por preocupações sobre a oferta na sequência de um acidente em mina na China, o que poderia levar a uma ampla gama de inspeções de segurança em todo o país.
Enquanto isso, um documento da mineradora brasileira Vale destacado pelo Ministério Público indicou na véspera sobre risco de rompimento em sua mina de Gongo Soco, em Minas Gerais, o que poderia afetar a barragem Sul Superior na região.
Depois, a Vale disse que não há elementos para se afirmar que o eventual escorregamento do talude Norte na cava da mina possa ter como consequência o rompimento da barragem.
(Por Muyu Xu e Shivani Singh)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.