IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Futuros do minério de ferro na China tocam máxima recorde por otimismo com demanda

20/05/2019 08h09

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China continuaram a subir nesta segunda-feira, após terem registrado antes a melhor performance semanal em seis semanas, impulsionados por expectativas de uma demanda robusta no curto prazo devido à forte margem de lucro das usinas siderúrgicas.

Os futuros mais negociados do minério de ferro na bolsa de Dalian chegaram a subir 2,9%, tocando máxima histórica de 715,5 yuans (103,54 dólares) por tonelada. O contrato fechou em alta de 2,3%, a 711,5 yuans.

"Os investidores esperam que as usinas siderúrgicas aceitem preços ainda maiores de minério de ferro, uma vez que elas estão ansiosas por aumentar mais a produção e aproveitar as boas margens de lucros", disse um operador em Pequim.

Além disso, os estoques de minério de ferro importado nos portos chineses caíram para 131,7 milhões de toneladas nesta segunda-feira, menor nível desde meados de outubro de 2017, segundo dados compilados pela consultoria SteelHome.

Um yuan mais fraco, devido a impactos da escalada de tensões entre Estados Unidos e China, também ajudou a apoiar os preços do minério de ferro.

"Nós esperamos que as usinas siderúrgicas recomponham seus estoques de minério de ferro brevemente, e isso iria reduzir os estoques nos portos para cerca de 120 milhões de toneladas em junho", disseram analistas da Huatai Futures.

Os preços do vergalhão de aço em Xangai fecharam em alta de 0,2%, a 3.780 yuan por tonelada.

(Por Muyu Xu e Shivani Singh)