IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Norsk Hydro acelera produção de alumínio da Albras após fim de restrição à Alunorte

21/05/2019 19h12

Por Terje Solsvik e Nerijus Adomaitis

OSLO (Reuters) - A Albras, produtora de alumínio no Brasil que pertence parcialmente à Norsk Hydro, iniciou o aumento de sua produção nesta terça-feira, depois de um tribunal federal ter levantado as restrições produtivas à unidade de alumina Alunorte, informou a companhia norueguesa.

Importante fornecedora da indústria de alumínio, a Alunorte havia sido forçada a operar com metade da capacidade desde um vazamento ocorrido em fevereiro de 2018, que levou a Justiça brasileira a restringir sua produção.

A Albras, que também teve sua produção reduzida pela metade, por conta da reduzida oferta de matéria-prima, deve retornar à capacidade total durante o segundo semestre de 2019, disse a Norsk Hydro em um comunicado.

Na refinaria da Alunorte, a bauxita obtida de minas no Brasil é transformada em alumina, utilizada para a geração de alumínio em empresas pertencentes à Hydro e a outras companhias ao redor do mundo.

A capacidade anual da Albras, cuja propriedade é de 51% da Hydro e de 49% da japonesa Nippon Amazon Aluminium, é de 460 mil toneladas de metal finalizado.

Atualmente, além da Albras, apenas a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), do grupo Votorantim, produz o metal no país.

Com uma maior capacidade da Albras sendo utilizada, a expectativa é de um aumento na produção de alumínio primário do país, que atingiu uma mínima histórica em 2018.