IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índice fecha em leve baixa em dia volátil, sob influência negativa de Wall St

22/05/2019 17h10

Por Stefani Inouye e Aluisio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista encerrou em leve baixa nesta quarta-feira, com atenções voltadas ao cenário político doméstico em dia de queda em Wall Street, diante de preocupações com o crescimento global com a deterioração das relações entre Estados Unidos e China.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa caiu 0,13%, a 94.360,66 pontos. O giro financeiro somou 14,3 bilhões de reais. Nas últimas duas sessões, o Ibovespa teve alta acumulada de 4,99 por cento, zerando as perdas da semana anterior.

Para o sócio fundador da SVN Investimentos, Rodrigo Zauner, prevalecem no mercado avaliações de investidores de que a melhora das expectativas do mercado sobre a economia depende sobretudo da aprovação da reforma da Previdência.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira considerar "difícil" que os Estados sejam abrangidos pela reforma da Previdência, afirmando ser favorável à capitalização do sistema previdenciário, mas defendeu que sua regulamentação ocorra posteriormente por falta de clima no Legislativo.

Já o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que o governo prepara ajustes na relação com o Congresso, mas que eventuais dessintonias serão resolvidas com diálogo.

As principais praças no exterior encerraram em queda, com maior aversão a ativos de risco decorrente de notícias de que Washington pode impor sanções a outras companhias chinesas.

DESTAQUES

- NATURA avançou 9,43%, após a empresa confirmar que está negociando a compra da rival norte-americana Avon por meio de uma troca de ações. Após o fechamento do mercado, a empresa informou que acertou acordo para a compra da rival.

- GOL subiu 5,61%, após a aprovação pela Câmara dos Deputados da medida provisória que acaba com o limite de capital estrangeiro em companhias áreas do país. A pauta ainda permanecia em discussão no Senado até o encerramento do pregão.

- SABESP ganhou 3,91%, entre as maiores altas do Ibovespa, em meio a expectativas em torno da tramitação da medida provisória do saneamento, que facilita a privatização de companhias estatais do setor. Enviado ao Congresso no final do governo de Michel Temer, a MP tem validade até 3 de junho.

- SANTANDER UNT teve queda de 1,64%, ITAÚ UNIBANCO PN subiu 0,12%, enquanto BRADESCO PN desvalorizou-se 1,78%.

- PETROBRAS PN perdeu 0,42% e PETROBRAS ON subiu 0,21%, em dia de queda nos preços do petróleo no exterior. Na véspera, a estatal comunicou interesse em exercer o direito de preferência em duas áreas na licitação dos volumes excedentes ao contrato de cessão onerosa, prevista para outubro, o que pode resultar no pagamento de um bônus de assinatura de 21 bilhões de reais. A empresa também anunciou após o fechamento do pregão desta quarta-feira que seu conselho de administração aprovou venda de participação adicional na BR Distribuidora.