IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro na China toca nível recorde e mercado segue com visão otimista

22/05/2019 08h15

PEQUIM (Reuters) - Os futuros do minério de ferro na China saltaram para uma nova máxima recorde nesta quarta-feira, impulsionados por um persistente sentimento de otimismo no mercado à medida que usinas siderúrgicas buscam matéria-prima após reduzirem seus estoques.

Os futuros mais negociados do minério na bolsa de Dalian chegaram a subir 4,1%, para 733 iuanes (106,08 dólares) por tonelada, maior nível desde o lançamento dos contratos em 2013. Eles fecharam com alta de 3,4%, a 728 iuanes por tonelada.

As usinas siderúrgicas têm operado com baixos níveis de estoques, comprando apenas o material necessário dos portos devido aos elevados preços das matérias-primas.

O mercado estima que o nível médio de estoques de minério de ferro nas usinas caiu para cerca de 20 dias de uso, ante níveis normais de 30 dias. Os estoques em algumas usinas siderúrgicas privadas na importante província de aço de Hebei caíram para apenas 10 dias, segundo dois gerentes de compras locais.

"Com forte lucratividade, as usinas ainda precisam comprar matérias-primas caras para manter suas operações em nível máximo", disse um operador em Hebei.

Enquanto isso, investidores também temem eventuais problemas na oferta do Brasil, segunda maior fonte de minério de ferro da China, após a maior mineradora do país, Vale ter alertado sobre o risco de um novo rompimento de barragem, suspendendo a operação de uma linha ferroviária.

Os embarques de minério de ferro do Brasil caíram em 416 mil toneladas na semana encerrada em 19 de maio ante a semana anterior, enquanto os embarques da Austrália aumentaram em 1,69 milhão de toneladas, segundo dados da consultoria Mysteel.

A mineradora australiana Fortescue Metals Group, quarta maior produtora de minério de ferro do mundo, disse nesta quarta-feira que investirá cerca de 287 milhões de dólares para desenvolver uma área de mineração na Austrália Ocidental, Queens Valley.

Já os futuros do vergalhão de aço em Xangai subiram 1,7%, para 3.910 iuanes por tonelada.

(Por Muyu Xu e Shivani Singh)