IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar fecha em leve alta ante real com exterior negativo

23/05/2019 17h18

Por José de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar fechou com oscilação moderada pelo segundo pregão consecutivo nesta quinta-feira, com o mercado dividido entre sinais da cena política doméstica e ambiente arisco no exterior por causa da guerra tarifária entre Estados Unidos e China.

Diferentemente da véspera, quando o alívio com a cena política local garantiu leve baixa à moeda norte-americana, nesta sessão a influência negativa vindo do exterior preponderou no fechamento, o que conduziu o dólar para cima.

O dólar à vista subiu 0,18%, a 4,0474 reais na venda.

Na B3, o dólar futuro de maior liquidez rondava a estabilidade, cotado em 4,0435 reais.

O mercado começou o dia com foco na votação da medida provisória que reformula a estrutura do governo federal. A MP foi aprovada e vai para o Senado. Mas seguem as dúvidas sobre a MP para o saneamento.

Embora agentes financeiros vejam a cena política doméstica menos turbulenta --conforme membros do Congresso reconhecem a necessidade da reforma da Previdência--, ainda há amplas incertezas sobre a capacidade do governo de se articular em prol da matéria, o que aumenta riscos de diluição do texto.

Junto a isso, o tenso cenário internacional continua no radar. Nesta sessão, EUA e China deram sinais de que a guerra comercial travada entre ambos pode se estender por mais tempo.

Do lado técnico, o dólar só terá espaço para mais quedas se perder o nível de 4,01 reais. "A partir daí, a moeda perseguiria os 3,92 reais", disse um analista técnico de uma corretora.