IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Stora Enso investirá 350 mi de euros em fábrica de kraftliner

28/05/2019 10h16

HELSINQUE (Reuters) - A Stora Enso investirá 350 milhões de euros em uma fábrica de papel na cidade finlandesa de Oulu para aumentar a produção de kraftliner, usado em embalagens, e reduzir a produção de papel glossy para revistas, informou a empresa nesta terça-feira.

A máquina de papel 7 da fábrica em Oulu será convertida para produzir 450 mil toneladas de kraftliner de fibra virgem por ano, material que pode ser usado para embalar alimentos ou usado em embalagens mais pesadas.

Até setembro de 2020, a fábrica produzirá papéis revestidos normalmente usados para publicidade e revistas de alta qualidade.

A Stora disse que também vai paralisar outra máquina de papel no local e reformar outras operações em Oulu, cortando 365 empregos no total.

"A dinâmica do mercado do papel revestido se deteriorou ainda mais e, portanto, a Stora Enso deve acelerar sua transformação aumentando investimento", disse a empresa.

A estratégia é parecida com a adotada pela brasileira Klabin, que anunciou em abril que vai investir cerca de 9 bilhões de reais para ampliar capacidade de produção de papel para embalagens no Paraná, em meio às tendências de expansão do comércio eletrônico e substituição de plástico por materiais biodegradáveis.

"A conversão da fábrica de Oulu permitirá à Stora Enso melhorar ainda mais sua posição no crescente negócio de embalagens", disse o presidente-executivo, Karl-Henrik Sundstrom, em comunicado.

O plano da Stora Enso vai aumentar o investimento em 2019 para entre 610 milhões e 660 milhões de euros, ante uma estimativa anterior de 540 a 590 milhões, disse a companhia.

(Por Tarmo Viki)