IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

FMI aprova 4ª revisão de acordo com a Argentina e vai liberar desembolso de US$5,4 bi

Gabriel Burin

05/07/2019 14h21

BUENOS AIRES (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta sexta-feira que aprovou a quarta revisão do programa de crédito da Argentina, o que permitirá a liberação de parcela de 5,4 bilhões de dólares em empréstimo ao país sul-americano, ainda sujeita à aprovação da diretoria.

No ano passado, em meio a uma grave turbulência financeira, o governo do presidente Maurício Macri recorreu à agência de crédito sediada em Washington, que lhe concedeu um empréstimo histórico de 57 bilhões de dólares.

"Esperamos que a inflação, que tem se mantido em níveis altos, continue caindo nos próximos meses", disse o diretor-gerente interino do Fundo, David Lipton, em um comunicado, acrescentando que vê "indícios" de melhora na atividade econômica do país, que vem lutando para sair de uma crise.

Os 57 bilhões de dólares, que terão sido liberados em sua quase totalidade no final deste ano, ajudaram a estabilizar a moeda local, que até chegou a apresentar uma notável valorização no mês passado, aumentando as esperanças de Macri de ser reeleito na votação de outubro.

Mas a economia real segue enfraquecida, com inflação acima de 50% e um ritmo de produção que mostra apenas sinais muito tênues de retomada.

O candidato a presidente da oposição, Alberto Fernandez, que vem liderando algumas pesquisas de intenção de voto, acusou o FMI de "financiar a campanha" de Macri e pediu que o Fundo altere o atual acordo.

(Por Gabriel Burin)