IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice sobe com chance de votação da Previdência na Câmara nesta semana

08/07/2019 10h12

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista tinha o Ibovespa no azul nesta segunda-feira, em sessão entrecortada pelo feriado de terça-feira em São Paulo e marcada por expectativas de possível votação da reforma Previdência na Câmara dos Deputados.

Às 10:52, o Ibovespa, índice de referência do mercado acionário brasileiro, subia 0,23 %, a 104.326,33 pontos. O volume financeiro somava 1,5 bilhão de reais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estimou no sábado que o processo de votação da reforma da Previdência no plenário da Casa deve começar na terça-feira e acredita em aprovação da matéria por uma boa margem.

Em nota a clientes, a equipe da corretora Tullett Prebon avalia que as notícias em relação à reforma são positivas e que o otimismo parece grande.

No exterior, a semana começava com o petróleo e o minério de ferro na China em alta, mas as bolsas em Nova York mostravam alguma fraqueza com algum esfriamento em apostas de cortes mais agressivos nos juros pelo Federal Reserve no final deste mês.

DESTAQUE

- GOL avançava 2,85%, após estimar alta de aproximadamente 24% para a receita unitária de passageiro (PRASK) no segundo trimestre frente ao mesmo período do ano passado.

- VIA VAREJO subia 2,52%, dando sequência à valorização recente, com expectativas relacionadas à mudança no comando da rede de móveis e eletrodomésticos.

- ESTÁCIO avançava 2,38%, entre as maiores altas do Ibovespa. Analistas do Bradesco BBI avaliam que o setor de educação pode se beneficiar significativamente de um cenário de custo de capital menor, com Estácio entre as mais beneficiadas.

- CYRELA valorizava-se 1,84%, renovando máxima recorde intradia desde 2008, favorecida pelo cenário de juros baixos. A companhia anunciou recentemente pagamento de dividendos intermediários de 300 milhões de reais em 31 de julho.

- SUZANO perdia 1,83%, após três altas seguidas, período que subiu 5,48%. Analistas ainda veem um ambiente desafiador para o setor de celulose, em razão da demanda fraca e estoques elevados. KLABIN cedia 1,49%.

- ITAÚ UNIBANCO PN caía 0,61%, pesando negativamente, assim como BRADESCO PN, que recuava 0,43%, enquanto BANCO DO BRASIL mostrava acréscimo de 0,02%.

- PETROBRAS PN subia 0,66% e PETROBRAS ON ganhava 0,73%, em sessão de alta do petróleo no exterior. A companhia começou o processo de venda do Polo Tucano Sul, com campos terrestres na Bahia.

- VALE tinha elevação de 0,97%, recuperando-se após forte queda na semana passada, quando perdeu 2,8%, ajudada nesta sessão pela alta do minério de ferro na China.