IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Wall St cai após ataques na Arábia Saudita, mas ações de energia avançam

16/09/2019 11h38

Por Medha Singh

(Reuters) - Os índices acionários de Wall Street caíam nesta-segunda-feira, depois que ataques a instalações de petróleo bruto da Arábia Saudita no fim de semana bloquearam 5% da oferta mundial da commodity, o que se somava a preocupações acerca do crescimento global, enquanto o enfraquecido setor de energia saltava após os contratos do petróleo dispararem mais de 10%.

Às 11:36 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,51%, a 27.079 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,277649%, a 2.999 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq recuava 0,25%, a 8.156 pontos.

O ataque à maior exportadora de petróleo do mundo fez os preços da commodity saltarem até 20%, antes de os contratos diminuírem as altas depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou o uso do estoque emergenciais de petróleo do país para garantir suprimentos estáveis.

O índice S&P 500 para o setor de energia, um dos setores com pior desempenho neste ano, avançava 3,18%, seu melhor dia desde 4 de janeiro.

Pelo menos 14 das mairoes altas do S&P 500 eram ações do segmento de energia. Os papéis de Marathon Oil e Devon Energy subiam mais de 8% cada um, liderando os ganhos.

As interrupções no fornecimento devem aumentar a procura pelas ações de energia dos EUA, que têm ficado significativamente para trás em relação ao mercado geral, escreveram analistas do JPMorgan em nota.

Enquanto isso, a previsão de custos mais altos de combustível pesava sobre as ações de companhias aéreas e de operadores de cruzeiros. American Airlines, Delta Air Lines e Carnival recuavam entre 2% e 5%.

Dez dos principais setores do S&P operavam em queda, com as ações de tecnologia exercendo a maior pressão negativa sobre o índice.

O foco desta semana é a decisão de política monetária do Federal Reserve, na quarta-feira, onde é esperado que o banco central promova o segundo corte de taxa de juros neste ano, de 0,25 ponto-base.

Pistas sobre se o Fed continuará flexibilizando sua política monetária serão cruciais para determinar quanto tempo durará o forte rali de Wall Street.