IPCA
0,1 Out.2019
Topo

Hidrelétrica de Sinop tem autorização para iniciar operação comercial

17/09/2019 09h04

SÃO PAULO (Reuters) - A hidrelétrica de Sinop, no Mato Grosso, recebeu autorização para iniciar operação comercial a partir desta terça-feira, segundo despacho da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicado no Diário Oficial da União.

O empreendimento, que tem como sócios a francesa EDF e as estatais Eletronorte e Chesf, da Eletrobras , recebeu cerca de 3,3 bilhões de reais em investimentos, de acordo com informações do site da Sinop Energia, empresa criada para tocar o projeto.

O início da geração de energia em caráter comercial na usina no rio Teles Pires será com a unidade geradora UG 02, de 200,9 megawatts em capacidade. A hidrelétrica terá um total de 401,8 megawatts quando concluída, com a entrada de mais uma turbina em funcionamento.

A concessão do empreendimento foi licitada pelo governo federal em 2013.

Na ocasião, a Eletrobras venceu a disputa pela concessão em parceria com a privada Alupar, mas a empresa desistiu logo após o leilão, o que levou a estatal a posteriormente buscar um novo sócio e fechar negócio com a EDF.

A usina no Mato Grosso recebeu financiamento de 1,05 bilhão de reais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

(Por Luciano Costa)

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Economia