Desemprego na zona do euro tem queda surpresa a menor nível em mais de uma década
BRUXELAS (Reuters) - A taxa de desemprego na zona do euro caiu para seu nível mais baixo em mais de uma década em agosto, continuando sua tendência de queda de cinco anos, mostraram estimativas da agência de estatísticas da União Europeia nesta segunda-feira.
A taxa de desemprego no bloco econômico caiu para 7,4% em agosto, atingindo seu nível mais baixo desde maio de 2008, quando a economia da zona do euro começou a sentir o impacto negativo da crise de subprime nos Estados Unidos.
A queda em relação a uma taxa de 7,5% em julho prolongou uma tendência positiva iniciada em agosto de 2014, quando o desemprego estava em 11,5%. Desde então, a taxa caiu continuamente ou permaneceu estável todos os meses por cinco anos.
A queda de agosto foi uma surpresa, já que a previsão de economistas consultados pela Reuters era de que a taxa permaneceria inalterada a partir de julho.
A taxa de desemprego caiu em agosto nos países onde é mais alta, num sinal de que a diferença econômica entre os membros do bloco está diminuindo, apesar de permanecerem amplas.
Na Espanha, o desemprego caiu para 13,8% em agosto, ante 13,9% em julho, enquanto na Itália recuou a 9,5%, contra 9,8%.
Na Grécia, país do bloco com a taxa mais alta, o desemprego teve queda a 17,0% em junho, último mês para o qual existem dados disponíveis no país.
(Por Francesco Guarascio)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.