Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Petrobras prevê ganhos com implantação de réplicas digitais em refinarias

Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo
Imagem: Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

Marta Nogueira

no Rio de Janeiro

31/10/2019 14h17

A Petrobras prevê concluir a implantação de uma ferramenta tecnológica em suas refinarias até o fim do ano, após gerar ganhos de 25 milhões de dólares com projetos-pilotos no terceiro trimestre, afirmou nesta quinta-feira o diretor de Transformação Digital e Inovação da empresa, Nicolás Simone.

A ferramenta, que prevê a criação de réplicas digitais das unidades de destilação, craqueamento e coque das refinarias, permite elevar rentabilidade da atividade de refino de petróleo e produção de derivados e tem como objetivo acelerar a tomada de decisão, explicou o diretor, nos bastidores da OTC Brasil.

Os pilotos foram implantados nas refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar), Henrique Lage (Revap) e na de Paulínia (Replan). Os sistemas estão ainda em implantação na Refinaria Gabriel Passos (Regap) e na Refinaria de Capuava (Recap).

"Quando você configura uma refinaria no ambiente digital, a primeira configuração você tem que clonar o ambiente analógico, tem um trabalho bastante forte de nossos engenheiros para deixá-las calibradas", disse Simone, que foi eleito pelo conselho no mês passado para a diretoria recém-criada.

O executivo evitou fazer previsões de ganhos futuros, mas apontou que o ganho em apenas três meses e em fase piloto já foi bastante relevante.

As réplicas digitais de refinarias estão sendo implantadas no momento em que a Petrobras busca vender cerca de metade de sua capacidade de refino, concentrando sua atuação nesta área no Sudeste, o principal polo consumidor e produtor de petróleo no Brasil.

A criação das réplicas digitais é apenas um dos muitos trabalhos que estão sendo realizados na Petrobras no ambiente de transformação digital, disse Simone, que deverá liderar os próximos passos em busca de resultados do lado operacional.

"Para a Petrobras, inovação está no DNA dela. Quando se fala em transformação digital, tem muitas oportunidades. Mas não é algo que começa agora, vamos ter que ver como trabalhar para acelerar e criar ambientes e ecossistemas de inovação para poder alavancar mais valor", afirmou.

Um outro projeto que irá contar com transformação digital em curso pela petroleira foi citado na quarta-feira pelo diretor-executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Carlos Alberto de Oliveira, que prevê a criação de meios para reduzir o tempo entre a descoberta de indícios de hidrocarboneto e a produção de um campo para mil dias em águas profundas no fim da próxima década.