Huawei e ZTE "não são confiáveis" e representam risco à segurança, diz secretário de Justiça dos EUA
WASHINGTON (Reuters) - O secretário de Justiça dos Estados Unidos, William Barr, afirmou nesta quinta-feira que Huawei Technologies [HWT.UL] eZTE Corp "não são confiáveis" e classificou as companhias chinesas como um risco à segurança.
Os comentários foram feitos durante apoio de Barr a uma proposta para impedir que operadoras de telefonia móvel que atuam em áreas rurais dos EUA acessem 8,5 bilhões de dólares em fundos governamentais para compra de equipamentos ou serviços das duas companhias chinesas.
A agência de telecomunicações dos EUA (FCC) vai decidir em 22 de novembro sobre o plano envolvendo as verbas federais e está propondo cobrar das operadoras de telefonia do país a retirada e substituição de equipamentos das fabricantes chinesas.
Barr afirmou em uma carta à FCC que "o histórico delas, bem como as práticas do governo chinês, demonstram que Huawei e ZTE não são confiáveis". Ele acrescentou que "não devemos indicar que Huawei e ZTE sejam algo além de uma ameaça a nossa segurança coletiva, porque é isso exatamente o que elas mostraram ser por suas próprias ações".
Representantes de Huawei e ZTE não comentaram o assunto de imediato.
(Por David Shepardson)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.