IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE está preocupada com orçamentos de França e Itália, mas não demanda mudanças

20/11/2019 11h18

Por Francesco Guarascio

BRUXELAS (Reuters) - Orçamentos preliminares preparados pelos governos da França e da Itália ameaçam violar regras de endividamento e de redução de déficit da União Europeia (UE), disse a Comissão Europeia nesta quarta-feira, sem no entanto solicitar mudanças imediatas.

O órgão executivo da UE, responsável por monitorar os orçamentos dos países da zona do euro, disse ainda que os planos orçamentários preliminares de Espanha, Portugal, Bélgica, Eslováquia e Finlândia também estavam sob risco de desobedecer as regras.

"Entre os planos orçamentários sob risco de não-conformidade, os que mais nos preocupam são os que têm níveis de endividamento elevado e sem redução na velocidade necessária", afirmou o vice-presidente da comissão Valdis Dombrovskis em entrevista à imprensa, destacando explicitamente Itália, França, Bélgica e Espanha.

Ele disse que a situação nesses quatro países é "preocupante" porque "níveis de dívida muito elevados limitam a capacidade de resposta a choques econômicos e a pressões do mercado".

Dombrovskis conclamou os países sob risco de violar regras a tomar "as medidas necessárias" para assegurar conformidade, mas acrescentou que nenhuma mudança imediata seria demandada aos orçamentos preliminares.

Ele disse que a próxima avaliação das posições fiscais dos países da zona do euro será feita na primavera (do Hemisfério Norte).

As opiniões da Comissão fazem parte de uma avaliação anual regular dos orçamentos nacionais. Em anos anteriores, por diversas vezes os países foram considerados sob risco de violar as regras fiscais da UE, mas a comissão tem favorecido uma interpretação leniente das regras e nunca adotou medidas punitivas.