IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Gerdau comunica altas de 8% a 12% em preços de aço longo no Brasil, diz Credit Suisse

O analista acrescentou que a companhia também poderia tirar vantagem da recente recuperação - Umit Bektas/Reuters
O analista acrescentou que a companhia também poderia tirar vantagem da recente recuperação Imagem: Umit Bektas/Reuters

22/11/2019 17h06

A siderúrgica Gerdau está anunciando aumentos de preço de 8% a 12% para os produtos de aço longo no Brasil a partir de janeiro, de acordo com relatório do analista Caio Ribeiro, do Credit Suisse, que cita checagem no setor.

Ribeiro detalha que este reajuste vem após anúncio de alta de 7% nos preços para setembro, a qual a Gerdau conseguiu implementar perto de 3% com base em indicações de distribuidores de aço.

"De acordo com a Gerdau, eles estão atualmente vendo os prêmios de paridade de importação no Brasil entre algo ligeiramente negativo e zero comparado com um prêmio normalizado de 10% a 15%", afirmou em relatório a clientes. Executivos da companhia tinham citado a mesma avaliação durante divulgação dos resultados de terceiro trimestre, em outubro.

O analista acrescentou que a companhia também poderia tirar vantagem da recente recuperação das condições de demanda para o aço longo, com números do setor citados pelo IABr mostrando alta de 4% ano a ano na demanda doméstica pelo produto em outubro.

"Atualmente, calculamos que os prêmios de importação para aços longos têm quase um desconto de 6% (contra um prêmio normalizado de 10% a 15%), o que, a nosso ver, sugere que há espaço considerável para aumentar os preços."

"Além disso, a demanda por aços longos tem mostrado sinais concretos de retomada recentemente, o que acreditamos também ajudará a melhorar as condições de repasse."

De acordo com cálculos de Ribeiro, para cada aumento de 1% nos preços no Brasil, o Ebitda da Gerdau seria impactado positivamente em 2,3% em relação à previsão do cenário base do Credit Suisse 6,35 bilhões de reais para 2020.

Às 16:38, as preferenciais da Gerdau subiam 1,28%, a 16,66 reais, enquanto o Ibovespa valorizava-se 0,54%. Na véspera, os papéis da siderúrgica fecharam em alta de 7,5%.