IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump cometeu "equívoco brutal" ao comentar sobre câmbio, que ficará mesmo "um pouco mais alto", diz Guedes a site

25.nov.2019 - Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista na embaixada brasileira em Washington (EUA) - Olivier Douliery/AFP
25.nov.2019 - Ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista na embaixada brasileira em Washington (EUA) Imagem: Olivier Douliery/AFP

04/12/2019 13h46

(Reuters) — O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cometeu um "equívoco brutal" ao acusar o Brasil de desvalorização artificialmente do real, conforme entrevista a "O Antagonista", publicada nesta quarta-feira.

De acordo com o texto, Guedes disse que o discurso de Trump é reflexo da campanha pela reeleição e espera resolver a situação "numa conversa tranquila".

O ministro repetiu que o brasileiro terá de se acostumar com um "câmbio um pouco mais alto" e afirmou ainda que a retomada econômica "não é voo de galinha".

"O consumo subiu 0,8%, consumo privado, e investimentos subiram 2%, então o motor da retomada está sendo aumento do investimento privado", disse ele, referindo-se aos números do PIB divulgados na véspera.

"O interessante é que está bastante distribuído. Construção civil, por exemplo, é sempre onde a retomada começa primeiro. Grande empregador de mão de obra. Você vê que, a cada trimestre, desemprego cai ponto 2, ponto 3, dá mais de um milhão ao ano", completou.

"Nós vamos ter juros mais baixos por muitos anos e um câmbio um pouco acima do nível que estávamos acostumados", afirmou Guedes, repetindo promessa de "choque de energia barata".