IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia alemã está estagnando apesar de sinais de recuperação industrial, diz ministério

16/12/2019 10h26

BERLIM (Reuters) - A economia alemã está mais ou menos estagnada, disse o ministério da Economia do país nesta segunda-feira, acrescentando que há sinais iniciais de que uma recessão industrial pode estar chegando ao fim à medida que os pedidos se estabilizam.

O ministério também disse em seu relatório mensal que os indicadores do início do quarto trimestre apontaram para um consumo privado moderado, embora a renda disponível continuasse a aumentar.

O consumo tem ajudado a manter a maior economia da Europa em movimento, compensando as exportações fracas. As tensões comerciais deste ano empurraram o setor manufatureiro alemão para uma recessão, mas a economia geral escapou por pouco do mesmo destino.

"A produção industrial provavelmente não atingiu o fundo do poço", afirmou o ministério. "Mas os pedidos e as vendas se estabilizaram em um nível baixo. Isso sugere que a indústria se estabilizou gradualmente e pode avançar um pouco no ano novo".

Há temores de que, se o setor manufatureiro continuar encolhendo, a desaceleração possa se espalhar para o setor de serviços, que vem se mostrando resiliente.