Economia alemã está estagnando apesar de sinais de recuperação industrial, diz ministério
BERLIM (Reuters) - A economia alemã está mais ou menos estagnada, disse o ministério da Economia do país nesta segunda-feira, acrescentando que há sinais iniciais de que uma recessão industrial pode estar chegando ao fim à medida que os pedidos se estabilizam.
O ministério também disse em seu relatório mensal que os indicadores do início do quarto trimestre apontaram para um consumo privado moderado, embora a renda disponível continuasse a aumentar.
O consumo tem ajudado a manter a maior economia da Europa em movimento, compensando as exportações fracas. As tensões comerciais deste ano empurraram o setor manufatureiro alemão para uma recessão, mas a economia geral escapou por pouco do mesmo destino.
"A produção industrial provavelmente não atingiu o fundo do poço", afirmou o ministério. "Mas os pedidos e as vendas se estabilizaram em um nível baixo. Isso sugere que a indústria se estabilizou gradualmente e pode avançar um pouco no ano novo".
Há temores de que, se o setor manufatureiro continuar encolhendo, a desaceleração possa se espalhar para o setor de serviços, que vem se mostrando resiliente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.