Exportação de suco de laranja do Brasil cresce 54% entre julho e novembro, diz CitrusBR
SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de suco de laranja do Brasil registraram alta de 54% entre julho e novembro de 2019, os cinco primeiros meses da safra 2019/20, em comparação com igual período do ano passado, informou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR).
De acordo com a entidade, os embarques brasileiros do produto (FCOJ Equivalente a 66º Brix) no período totalizaram 535.714 toneladas, com um faturamento de 921 milhões de dólares, 39% superior ao do mesmo período de 2018.
Para o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto, o avanço pode ser explicado pela movimentação de estoques diante da grande safra projetada para 2019/20, com 385 milhões de caixas --volume que ficaria entre os maiores dos últimos 10 anos.
"Com um volume grande de laranja para processar, é natural que nesta época do ano haja movimentação de estoques do Brasil para os destinos finais, para ter o produto disponível para a venda e para liberar espaço nas unidades brasileiras", disse Netto em comunicado.
Ele ponderou que ainda não é possível identificar um aumento de demanda no impulso aos números, afirmando que é necessário aguardar os próximos meses para uma melhor avaliação do comportamento dos embarques.
A União Europeia, principal cliente do maior exportador de suco de laranja do mundo, elevou em 59% suas compras nos cinco primeiros meses da safra, para 365.987 toneladas, enquanto os Estados Unidos adquiriram 92.369 toneladas, alta de 36%.
(Por Gabriel Araujo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.