Sentimento do consumidor alemão piora para janeiro, mostra GfK
BERLIM (Reuters) - O humor entre os consumidores alemães deteriorou-se inesperadamente para janeiro, mostrou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, sugerindo que os gastos das famílias na maior economia da Europa podem enfraquecer no início do próximo ano.
O indicador de sentimento do consumidor, publicado pelo instituto GfK e com base em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, caiu para 9,6, ante 9,7 em dezembro. Uma pesquisa da Reuters com analistas previa um aumento para 9,8.
Os gastos das famílias se transformaram em um impulsionador constante e confiável do crescimento na Alemanha, ajudados por empregos recordes, altos aumentos de salários e custos de empréstimos historicamente baixos, oferecendo uma proteção contra problemas relacionados ao comércio.
O pesquisador do GfK Rolf Buerkl disse que os consumidores estão mais pessimistas quanto às perspectivas gerais de crescimento econômico. Eles também reduziram suas expectativas de renda pessoal, com o subindicador do GfK caindo para o nível mais baixo em mais de seis anos.
"As notícias sobre cortes de empregos em alguns setores industriais, como a indústria automobilística e os fornecedores, estão levando a expectativas de renda menos otimistas", disse Buerkl.
O instituto Ifo espera que a economia alemã ganhe força no quarto trimestre, prevendo uma taxa de crescimento trimestral de 0,2% após expansão de 0,1% no terceiro trimestre.
Para 2019 como um todo, o governo previu um crescimento de 0,5%, o que seria o desempenho mais fraco desde 2013. A Alemanha espera uma recuperação modesta, com crescimento de 1,0% no próximo ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.