IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Wall St cai e se afasta de recordes com realização de lucros

Bryan Smith
Imagem: Bryan Smith

30/12/2019 12h56

Por Manas Mishra

(Reuters) - Os principais índices de Wall Street caíam nesta segunda-feira, com investidores embolsando lucros no penúltimo dia da década, depois que a melhora do sentimento global alimentou uma recuperação do mercado americano neste mês.

O anúncio de um acordo comercial de fase um entre EUA e China no início de dezembro impulsionou em parte o rali de Wall Street, que catapultou os índices a recordes. O S&P 500 encerrou em máximas históricas em nove das últimas 11 sessões.

Embora detalhes do acordo ainda não tenham sido divulgados, o South China Morning Post informou nesta segunda-feira que o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, visitará Washington esta semana para assinar o pacto.

Porém, com os volumes de negociação reduzidos em uma semana encurtada por feriados, alguns analistas esperam que os mercados fiquem de lado até o ano novo. O Nasdaq quebrava nesta sexta-feira uma série de 11 dias de altas.

"Foi um ano espetacular e o quarto trimestre foi realmente muito bom, e muitas vezes as pessoas tendem a realizar lucros", disse Randy Frederick, vice-presidente de operações e derivativos da Charles Schwab em Austin.

As ações de tecnologia lideravam em grande parte o declínio no S&P, com Microsoft e Apple pesando sobre o setor. O segmento de tecnologia da informação é o de melhor desempenho entre os 11 setores do S&P 500 este ano.

"Também não é incomum os setores líderes recuarem primeiro quando as pessoas começam a vender, porque, se teve um desempenho melhor que o mercado, tem muito mais riscos de queda", disse Frederick.

Por volta de 12h49, o Dow Jones caía 0,66%, a 28.456 pontos. O Standard & Poor's 500 perdia 0,68%, a 3.218 pontos. O Nasdaq tinha queda de 0,8%, a 8.934 pontos.