IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Diretor de Saneamento da Cedae é demitido em meio à crise da água no Rio

17/01/2020 18h19

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Um diretor de Saneamento da Cedae, companhia de água e esgoto do Rio de Janeiro, Marcos Chimelli, foi demitido nessa sexta-feira em meio a uma crise na qualidade de água fornecida pela estatal fluminense.

A decisão foi tomada nessa sexta feira pelo governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), após reunião com o presidente da Cedae, Hélio Cabral, no Palácio Guanabara, sede do governo do Estado.

Chimelli comandava a diretoria de Saneamento e Operação da Cedae e estava à frente do enfrentamento da crise na qualidade da água no Estado.

"A Cedae informa que Marcos Chimelli foi exonerado nesta sexta-feira do cargo de diretor de Saneamento e Grande Operação" , informou a estatal em comunicado sem revelar o nome do substituto.

Durante a semana, com o agravamento da crise da água, com direito a corrida de consumidores a mercados em busca de água mineral, escassez deste produto nos supermercados e disparada de preços, a Cedae já havia promovido uma troca de funcionários na estação do Guandu, responsável pelo abastecimento de quase 10 milhões de moradores do Grande Rio de Janeiro.

Desde o início do ano, a qualidade da água fornecida pela Cedae vem sendo questionada. Ela tem apresentado em vários bairros da capital e da Baixada Fluminense alterações na cor e no cheiro.

A polícia do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar o caso e apontar possíveis responsáveis penais pela mudança na qualidade da água. Agentes da polícia estiveram na estação de tratamento de Guandu e iniciaram interrogatórios de funcionários e empregados terceirizados para saber se houve erro, falha ou até mesmo sabotagem no tratamento da água.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pelo estudo que deve levar à privatização da Cedae neste ano, vai realizar a partir de fevereiro road shows no Brasil e no exterior para atrair investidores interessados na companhia.

Novos equipamentos para melhorar o tratamento da água no Guandu chegaram ao Rio de Janeiro e testes começarão a ser feitos com uso de carvão ativado. A perspectiva da cúpula da empresa é que a qualidade da água volte ao normal na semana que vem.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)