IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale tem aprovação para venda de ativos ao Grupo AVG

30/01/2020 12h06

SÃO PAULO (Reuters) - A mineradora Vale recebeu autorização do órgão brasileiro de defesa da concorrência para uma operação de venda de ativos à Mineração Serra Azul, empresa do Grupo AVG, que atua em negócios que vão do minério de ferro à siderurgia e energia.

O negócio, que envolve as minas de minério de ferro Emesa e Santanense e ativos relacionados, foi aprovado "sem restrições" pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), segundo publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

O valor da transação não foi revelado nos documentos do órgão de governo. Procurada, a Vale não respondeu de imediato a um pedido de comentários.

A mina de Emesa tem as reservas praticamente exauridas, enquanto a de Santanense está próxima disso e produz apenas minério de ferro "sinter feed", de acordo com informações de parecer do Cade.

O Grupo AVG já possuía relações comerciais com essas minas, e com a operação está comprando também uma planta de processamento da Emesa, que era utilizada para processar pilhas de rejeitos produzidas por ela e minério de ferro "sinter feed" extraído da mina de Santanense.

As minas vendidas pela Vale haviam sido adquiridas pela companhia em 2019, em meio à compra da Ferrous Resources.

(Por Luciano Costa)