IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Atividade da indústria da China tem estagnação em janeiro, mostra PMI oficial

31/01/2020 07h36

Por Gabriel CROSSLEY e Lusha Zhang

PEQUIM (Reuters) - O crescimento da atividade industrial da China estagnou em janeiro, mostrou pesquisa oficial nesta sexta-feira, um vez que as encomendas de exportação caíram e o surto de um novo vírus ampliou os riscos para a segunda maior economia do mundo.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria caiu para 50,0 em janeiro de 50,2 em dezembro, informou a Agência Nacional de Estatísticas. A leitura ficou em linha com as expectativas de analistas e chegou à marca neutra de 50 que separa crescimento de contração.

Embora o PMI tenha mostrado que a atividade em algumas partes do setor se sustentou, economistas duvidam que a pesquisa forneça uma leitura relevante sobre a economia dados os recentes acontecimentos com o coronavírus e distorções devido ao feriado do Ano Novo Lunar.

As novas encomendas de exportação voltaram a contrair após alta em dezembro pela primeira vez em mais de um ano, enquanto a produção desacelerou de uma máxima de vários meses mas permaneceu em território de expansão. As novas encomendas totais aumentaram a um ritmo ligeiramente mais forte do que no mês anterior.

Em contraste, a atividade no setor de serviços da China acelerou com o PMI subindo a 54,1 de 53,5 em dezembro,

Entretanto, a agência alertou que o impacto do coronavírus não foi totalmente refletido na pesquisa e que mais observação é necessária.