IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China concederá isenções tarifárias a 696 produtos dos EUA para sustentar compras

18/02/2020 07h32

Por Stella Qiu e Se Young Lee

PEQUIM (Reuters) - A China concederá isenções em tarifas retaliatórias adotadas contra 696 produtos dos Estados Unidos, o alívio tarifário mais substancial a ser oferecido até agora, uma vez que Pequim busca cumprir os compromissos assumidos em seu acordo inicial com os Estados Unidos.

O anúncio desta terça-feira acontece após a Fase 1 do acordo comercial entre os dois países ter entrado em vigor em 14 de fevereiro e marca a terceira rodada de isenções tarifárias que a China oferece sobre produtos dos EUA.

A China comprometeu-se em ampliar suas compras de produtos e serviços dos EUA em 200 bilhões de dólares ao longo de dois anos como parte do acordo, e já retirou algumas tarifas adicionais sobre importações dos EUA após o acordo ter sido assinado.

Entre os produtos habilitados para as isenções tarifárias estão carnes suína e bovina, soja, gás natural liquefeito e petróleo, que foram sobretaxados durante a intensificação da disputa comercial bilateral.

Entretanto, a epidemia de coronavírus que surgiu no final do ano passado na China levantou preocupações sobre sua capacidade de cumprir as metas de compras. Autoridades em todo o país adotaram restrições a viagens e transporte para conter a disseminação do vírus, que já matou quase 1.900 pessoas e infectou mais de 70 mil no país.