Bank of Canada se prepara para eventual moeda digital
Por Kelsey Johnson
OTTAWA (Reuters) - O Bank of Canada disse nesta terça-feira que não tem planos de lançar uma moeda digital validada pelo banco central neste momento, mas que há preparativos para criar a capacidade de fazê-lo, caso o ecossistema de pagamentos do Canadá mude.
Em um discurso a empresários em Montreal, o vice-chefe do Bank of Canada Tim Lane não mencionou futuros movimentos da taxa de juros.
Ele disse que o banco concluiu que “não há um caso contundente” para a emissão de uma moeda digital do banco central (CBDC) neste momento e delineou dois cenários básicos que podem garantir a consideração de tal movimento de política monetária.
"O primeiro é um em que o uso de dinheiro físico seja reduzido ou eliminado", ele disse.
"O segundo é um em que criptomoedas privadas façam sérias incursões".
Os canadenses, ele acrescentou, estão bem servidos atualmente por seu atual ecossistema de pagamentos, que está passando por um processo de modernização. Enquanto isso, o desenvolvimento da capacidade de emitir uma CBDC deve levar vários anos.
CBDCs são uma forma de dinheiro tradicional, mas digital, emitidas e controladas pelo banco central de um país. Elas são diferentes de criptomoedas, como bitcoin, que são governadas por comunidades online dispersas e produzidas através da resolução de complexos problemas matemáticos.
O Banco Internacional de Compensações descobriu que um número cada vez maior de bancos centrais pode lançar suas próprias moedas digitais nos próximos anos. Embora a maioria destes lançamentos pilotos sejam de mercados emergentes, a China é a grande economia que está mais perto de lançar uma CBDC.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.