Marinha informa início da retirada do combustível de navio encalhado com minério da Vale
Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Marinha informou que foram iniciadas na quarta-feira manobras de retirada do óleo combustível do Navio Stellar Banner, que transportava cerca de 295 mil toneladas de minério de ferro da Vale quando encalhou no mês passado na costa do Maranhão após sofrer uma avaria.
A embarcação, que pertence e é operada pela sul-coreana Polaris Shipping, contém cerca de 3,7 mil toneladas de combustível náutico (bunker) e está a cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão.
"A situação permanece estável", afirmou a Marinha, no comunicado, enviado na noite de quarta-feira, no qual pontuou ainda que "não foram observados vestígios de óleo no mar".
A Marinha reiterou que um plano de contingência para caso de eventual vazamento foi aprovado em 10 de março, ao mesmo tempo em que foi confirmada a disponibilidade de pessoal e material na área para a sua execução.
"O método para a remoção do óleo combustível do Navio Stellar Banner consiste em uma operação de abastecimento reverso com o auxílio de uma embarcação receptora", explicou a Marinha.
"Após reunião de segurança entre as equipes envolvidas e todos os equipamentos prontos, a embarcação receptora iniciou o procedimento de aproximação e passagem de todo o dispositivo."
No momento, estão sendo empregados na operação 255 militares da Marinha, além de outras embarcações e diversos tipos de equipamentos, incluindo rebocadores e um drone com câmera térmica.
A Marinha disse que o objetivo é "solucionar o ocorrido com a brevidade possível", sem citar prazos para a conclusão das manobras para retirada do combustível do navio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.