IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OMC cancela importante reunião, em junho, devido ao coronavírus

12/03/2020 16h46

GENEBRA (Reuters) - A principal reunião bienal da Organização Mundial do Comércio (OMC), a ser realizada no Cazaquistão em junho, foi cancelada devido a preocupações com o coronavírus, prejudicando seus esforços para atualizar as regras globais de comércio.

Nesta quinta-feira, o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, foi informado pelo governo do Cazaquistão que os membros da OMC deveriam "rever" os planos de realizar a reunião ministerial na capital do país, Nur-Sultan, de 8 a 11 de junho.

Nesta quinta, o Cazaquistão anunciou que estava suspendendo todos os eventos públicos e fechando escolas e faculdades, assim como cinemas e teatros em resposta ao surto de coronavírus.

Até agora, o país da Ásia Central, que faz fronteira com a China, não registrou casos de coronavírus, mas as autoridades do país disseram que a chegada da doença parecia iminente.

A agência de notícias Interfax citou o vice-primeiro-ministro Alikhan Smailov dizendo que a conferência ministerial da OMC em junho no Cazaquistão havia sido cancelada.

Os 164 membros da OMC realizam uma reunião de ministros do Comércio a cada dois anos. A última reunião desse tipo foi em Buenos Aires, em dezembro de 2017, e o encontro no Cazaquistão já havia sido adiado por seis meses para evitar o inverno rigoroso.

O órgão comercial de Genebra tinha a esperança de selar um acordo para limitar os subsídios à pesca e avançar no sentido de um acordo multilateral sobre regras de comércio eletrônico, embora as expectativas tenham sido atenuadas pelas tensas negociações nos últimos meses.

Um movimento para reformar a instituição de 25 anos também poderia ter começado em Nur-Sultan. Muitos dos principais membros da OMC, incluindo os Estados Unidos e a União Europeia, acreditam que as regras comerciais globais que a OMC supervisiona precisam urgentemente de atualização.

A OMC procurará realizar uma reunião especial dos membros do Conselho Geral para decidir como proceder assim que as condições permitirem. Todas as reuniões na OMC estão suspensas até 20 de março, após um membro da equipe ter contraído o coronavírus.

(Por Philip Blenkinsop)