IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senador que viajou com Bolsonaro aos EUA tem teste positivo para coronavírus

14/03/2020 12h10

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que fez parte da comitiva do presidente Jair Bolsonaro em recente visita aos Estados Unidos, está com coronavírus, segundo informação do próprio parlamentar.

"No retorno ao Brasil, fomos todos da comitiva que viajou com o presidente surpreendidos, quando um dos integrantes do voo de regresso foi positivado para o Covid-19... Fiz o exame, que resultou positivo", disse o senador em nota, na noite de sexta-feira, acrescentando que está em casa com a família, "guardando o período de isolamento".

O primeiro integrante da comitiva que teve teste positivo para o novo coronavírus, a que se refere o senador na nota, foi o secretário de Comunicação da Presidência, Fabio Wajngarten.

Em função disso, o próprio presidente Bolsonaro e os demais membros da comitiva realizaram testes para o vírus. Na sexta-feira, Bolsonaro informou em uma rede social que seu teste deu negativo, mas notícias na mídia relatam que o presidente deverá fazer um novo teste nos próximos dias devido ao período de encubação da doença para confirmar que não tem o vírus.

Depois de voltar ao Brasil e antes de saber que estava com o coronavírus, Trad trabalhou foi ao Congresso na quarta-feira, tendo inclusive participado à noite de uma reunião em que estiveram presentes, entre outros, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), além dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Após a notícia sobre Trad, a assessoria de imprensa de Alcolumbre divulgou nota em que informa que o presidente do Senado fez o teste para o coronavírus, mesmo sem apresentar sintomas, e que o resultado foi negativo.

Segundo o comunicado, as atividades parlamentares estão mantidas a princípio, inclusive com sessão conjunta do Congresso na próxima terça-feira.

"Por enquanto as atividades legislativas continuam com sessão conjunta do Congresso Nacional convocada para a próxima terça-feira (17), às 11h. Medidas de enfrentamento ao novo coronavírus estão sendo tomadas para preservar a saúde de parlamentares e servidores da Casa", diz a nota.

"Importantes matérias constam na pauta de votação do Senado e da Câmara e precisam ser analisadas e votadas. Entretanto, o cenário está em constante acompanhamento e avaliação pela Presidência da Casa."

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)