IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Japão vai preparar pacote de estímulo em luta contra impactos de vírus

18/03/2020 08h52

Por Leika Kihara e Daniel Leussink

TÓQUIO (Reuters) - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, formará na quinta-feira um painel de ministros para apresentar um pacote de ajuda à economia buscando frear o impacto do surto de coronavírus, disse o governo nesta quarta-feira.

Países do mundo todo vêm preparando medidas mais caras para combater as consequências globais do coronavírus, que tem feito as economias rodarem em direção à recessão.

As discussões do painel estabelecerão as bases para um pacote de estímulo que o governo planeja lançar em abril, que segundo Abe incluirá medidas "ousadas e sem precedentes".

"Temos dados econômicos. Mas gostaríamos de ter uma noção do que está acontecendo de verdade", ouvindo empresas, indústrias e famílias que estão sentindo o aperto do surto de coronavírus, disse o ministro da Economia Yasutoshi Nishimura a repórteres.

O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, enfatizou a determinação do banco central em flexibilizar a política monetária novamente se a economia piorar ainda mais por causa das consequências da epidemia.

"Se levar muito tempo para conter o vírus, isso poderá ter um impacto severo na economia. Se assim for, é claro que tomaremos medidas adicionais de flexibilização monetária sem hesitação", disse ele nesta quarta-feira, mantendo vivas as expectativas de mais uma série de estímulos já no próximo mês.

O painel, que incluirá membros importantes do gabinete, como Nishimura e o ministro das Finanças, Taro Aso, convocará executivos de várias indústrias afetadas pela epidemia, como hotéis, varejistas e freelancers, informou o governo em comunicado.