PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Waldery admite PIB "bem abaixo" das estimativas; novo número será apresentado na 6a

18/03/2020 19h46

Por Gabriel Ponte

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário especial da Fazenda, Waldery Rodrigues, afirmou nesta quarta-feira que o governo já revisou a previsão para o crescimento do Produto Interno Brasileiro (PIB) neste ano, e que o valor "está bem abaixo" do previsto anteriormente pelas estimativas da Secretaria de Política Econômica (SPE), de 2,1%.

"(É) um valor em linha com o mercado. De fato, várias projeções já indicaram valores entre 0,5% e 0%. Os nossos números refletem todas essas alterações", complementou Waldery.

Segundo o secretário, a nova estimativa será apresentada pela pasta na próxima sexta-feira, 20, quando a equipe econômica divulgará o primeiro Relatório de Divulgação de Receitas e Despesas.

Waldery também destacou a forte depreciação da cotação do barril de petróleo tipo Brent, que impacta as receitas da União.

Nesta quarta-feira, instituições financeiras voltaram a revisar as estimativas para o crescimento econômico do Brasil.

O JPMorgan, por exemplo, projeta declínio de 1% no PIB em 2020, ante a expectativa anterior, de crescimento de 1,6%. O Goldman Sachs também foi outra instituição a reduzir a sua projeção para o crescimento econômico neste ano, de expansão de 1,5% para contração de 0,9%.

O UBS também reduziu, a 0,5%, a sua expectativa para o crescimento do PIB neste ano, ante taxa já revisada para baixo, de 1,3%.