IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IBGE coletará dados sobre IPCA e Pnad contínua por telefone e internet

IBGE - Marcelo Justo/Folhapress
IBGE Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Camila Moreira

19/03/2020 14h35

SÃO PAULO (Reuters) — O IBGE fará a coleta dos dados para o índice de inflação IPCA e para a pesquisa Pnad Contínua, que define a taxa de desemprego, por telefone e pela internet, depois de suspender a coletiva presencial dos dados devido ao coronavírus.

De acordo com comunicado, a coleta do índice oficial de inflação será feita manualmente pela internet, para os mesmos produtos, marcas, modelos e formas de comercialização.

A substituição da coleta presencial pela coleta manual online abrangerá os subitens pertencentes aos grupos de alimentação e bebidas no domicílio, produtos de higiene pessoal e limpeza, artigos de residência, vestuários masculino e feminino e alimentação fora do domicílio, segundo o IBGE.

O instituto explicou que as amostras dos locais de compra já tinham coleta de preços tanto no comércio online como em lojas físicas para itens como eletroeletrônicos, bens duráveis em geral e livros. Nesses casos, a coleta também será exclusivamente pela internet, feita manualmente pelos pesquisadores em todas as áreas da pesquisa.

O IBGE esclareceu que qualquer opção relativa a novos métodos alternativos de coleta de preços serão previamente testados e validados.