IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa fecha em alta com ajuda da Petrobras e busca por barganhas; aéreas sobem

19/03/2020 17h45

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa fechou em alta nesta quinta-feira, ajudado pelas ações da Petrobras e busca por barganhas, em uma trégua nas fortes quedas recentes, que fizeram o índice tocar mínima intradia desde julho de 2017 mais cedo.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 2,15%, a 68.331,80 pontos, após atingir 61.690,53 pontos no pior momento da sessão e 70.071,33 pontos na máxima. O volume financeiro no pregão somou 34,38 bilhões de reais.

Na semana, porém, o Ibovespa acumula perda de cerca de 17%, com o desempenho no ano negativo em mais de 40%.

Em Wall Street, o S&P 500 também fechou em alta, de 0,47%, corroborando o respiro no mercado brasileiro.

"Os mercados continuam a contrabalançar as incertezas da profundidade e duração das atuais interrupções nos negócios e medidas de estímulo que estão sendo adotadas pelos formuladores de políticas", afirmou a equipe do Goldman Sachs, em nota.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pediu à agência responsável por alimentos e medicamentos dos EUA, a FDA, que agilize os processos para o desenvolvimento de tratamentos para o Covid-19. "Temos que remover todas as barreiras", disse ele.

Na ação mais recente para estabilizar os mercados financeiros em pânico, o Federal Reserve abriu linhas de swap com bancos centrais em mais nove países, entre eles o Brasil, para garantir que o sistema financeiro mundial dependente do dólar continue funcionando.

O Banco Central brasileiro informou que a linha de swap de 60 bilhões de dólares com o BC norte-americano não implica condicionalidades de política econômica e será usada para incrementar os fundos disponíveis para as suas operações de provisão de liquidez em dólares.

Também no Brasil, o governo anunciou novas medidas de combate à propagação do coronavírus, mas também para atenuar o efeito em alguns setores.

Mais cedo, o governo também mandou fechar fronteiras terrestres com Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Suriname para o ingresso de estrangeiros, por 15 dias, devido à evolução da pandemia do Covid-19.

DESTAQUES

- AZUL PN e GOL PN subiram 15,65% e 11,61%, respectivamente, liderando as altas do índice, em meio a expectativas de mais medidas, além das já anunciadas. Analistas do BTG Pactual afirmaram esperar mais medidas, incluindo linhas de crédito para capital de giro". No ano, até a véspera, os papéis acumulavam perdas de mais de 80% cada. A Gol anunciou que cortará salários e jornadas em 35% para enfrentar coronavírus. [L1N2BC0TE]

- PETROBRAS PN valorizou-se 8,15%, encontrando suporte no salto dos preços do petróleo no exterior após quedas expressivas registradas recentemente. O Brent disparou mais de 14%. PETROBRAS ON avançou 12,67%.

- CVC BRASIL ON subiu 14,79%, também corrigindo parte da baixa, que em 2020 supera 80%, em meio a notícias de cancelamento de voos e fechamento de fronteiras, após medidas para frear a propagação do Covid-19, além da disparada recente do dólar. Até a véspera, companhia mostrava valor de mercado de 953 milhões de reais, de 6,5 bilhões no começo de 2020.

- SMILES ON despencou 12,43%, ainda afetada pela decisão da sua controladora Gol de cancelar a reestruturação societária da empresa de programa de fidelidade, anunciada no último dia 13. Desde então, os papéis recuaram mais de 60%.

- BANCO DO BRASIL ON cedeu 3,91%, pior desempenho entre os grandes bancos do Ibovespa, com ITAÚ UNIBANCO PN perdendo 2,56%, enquanto BRADESCO PN ganhou 0,29% e SANTANDER BRASIL fechou em queda de 0,31%. BTG PACTUAL UNIT encerrou em alta de 0,78%.

- VALE ON fechou em queda de 5,82%, ainda afetada pelas dúvidas sobre o crescimento global e após mostrar desempenho melhor do que o Ibovespa nos últimos pregões.

- ELETROBRAS ON e ELETROBRAS PNB recuaram 10,86% e 9,13%, respectivamente, tendo de pano de fundo reportagem da Folha de S. Paulo de que a decisão do governo de incluir o projeto de privatização da companhia entre as medidas que precisam ser aprovadas pelo Congresso para minimizar os impactos da crise do coronavírus irritou deputados e senadores.

- SABESP ON caiu 2,38% após anúncio do governo de São Paulo de que a companhia vai suspender a cobrança da tarifa social de água para 506 mil famílias carentes no Estado. A medida vale a partir de 1º de abril.