Japão pede ação oportuna do G20 para combater consequências do vírus
Por Tetsushi Kajimoto
TÓQUIO (Reuters) - O Japão pediu aos líderes financeiros do Grupo dos 20 (G20) que tomem medidas oportunas para enfrentar os riscos econômicos globais decorrentes do surto de coronavírus, disse o ministro das Finanças do país, Taro Aso.
Aso disse depois de uma teleconferência com seus colegas do G20 que a natureza da crise era diferente do colapso do Lehman Brothers em 2008, quando o financiamento em dólares secou.
No entanto, Aso disse a repórteres nesta segunda-feira que informou ao G20 que estava "profundamente preocupado" com os danos que o surto de coronavírus estava causando nos mercados e na economia global.
"O G20 tem um papel muito importante a desempenhar na prevenção da propagação da infecção, manutenção de suprimentos médicos e desenvolvimento de vacinas. Precisamos concentrar nossos esforços nesses fatores. Também instei cada país a implementar medidas econômicas e fiscais necessárias e suficientes", afirmou Aso.
O presidente do Banco do Japão, Haruhiko Kuroda, que também participou da teleconferência do G20, disse a repórteres que o banco central japonês tomará as medidas necessárias para garantir que as finanças corporativas e os mercados funcionem sem problemas.
(Reportagem de Tetsushi Kajimoto)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.