UE pode dar mais ajuda a bancos em meio à pandemia
LONDRES (Reuters) - A União Europeia quer conceder o máximo de alívio operacional possível aos bancos para lidar com perdas em empréstimos durante a pandemia de coronavírus e pode considerar medidas adicionais, disse uma autoridade da Comissão Europeia nesta segunda-feira.
Os reguladores da UE ofereceram mais flexibilidade na aplicação de uma regra contábil para perdas com empréstimos, conhecida como IFRS 9, mas os Estados Unidos foram além e ofereceram aos bancos uma isenção de dois anos em relação à regra equivalente.
"Continuamos monitorando a situação e reforçando a flexibilidade existente, a fim de considerar os próximos passos", disse uma autoridade da Comissão.
"Nosso objetivo é fornecer o máximo de alívio operacional possível aos bancos, dentro da estrutura existente. O IFRS9 e a definição de 'inadimplência' sob a estrutura prudencial já proporcionam um alto grau de flexibilidade".
"Não é necessário dizer que a Comissão está participando de discussões em nível internacional, pois é importante coordenar nossas ações com nossos parceiros internacionais", disse a autoridade.
Funcionários do setor bancário disseram que, embora os reguladores da UE tenham expressado apoio aos bancos para interpretar a regra contábil de maneira flexível durante a pandemia, essa orientação permanece no nível conceitual.
"A mensagem de apoio das autoridades norte-americanas tem sido mais expressiva e definitivamente mais forte", disse um funcionário do setor bancário.
(Por Huw Jones)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.