IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Neoenergia oferece parcelamento da conta de luz em 12 vezes após coronavírus

31/03/2020 15h21

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica Neoenergia informou que oferecerá a consumidores a opção de parcelar a conta de luz em até 12 vezes no cartão de crédito, em medida que visa facilitar pagamentos devido aos impactos da pandemia de coronavírus sobre a renda da população, segundo comunicado nesta terça-feira.

A medida da companhia, que controla distribuidoras de energia na Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e São Paulo, vem em meio a preocupações de concessionárias de energia quanto a uma possível elevação da inadimplência.

Após governos estaduais e prefeituras terem decretado quarentenas para conter o avanço do vírus no Brasil, com muitas empresas colocando funcionários para trabalhar de casa, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu na semana passada proibir por 90 dias cortes de energia para clientes residenciais mesmo em caso de inadimplência.

A medida do regulador também é válida para empresas de serviços considerados essenciais, que seguem em operação apesar das medidas de isolamento social.

A Neoenergia disse que o parcelamento via cartão de crédito será possível após uma parceria com a empresa de meios de pagamento Flexpag. Clientes interessados podem aderir à opção pelos canais de atendimento das distribuidoras do grupo --Coelba, Celpe, Cosern e Elektro.

Em paralelo, a associação Abradee, que representa empresas de distribuição de energia, tem conversado com o governo sobre possíveis medidas que possam apoiar o segmento caso a expectativa de forte inadimplência se confirme.

Entre as propostas na mesa na discussão da Abradee com as autoridades está a possibilidade de viabilização pelo governo de um empréstimo emergencial para as distribuidoras, uma operação atualmente em análise no Ministério de Minas e Energia.

(Por Luciano Costa)