PUBLICIDADE
IPCA
0,26 Jun.2020
Topo

Economia alemã pode encolher mais este ano do que na crise de 2008, diz ministro

Bolsa de valores de Frankfurt, Alemanha - KAI PFAFFENBACH
Bolsa de valores de Frankfurt, Alemanha Imagem: KAI PFAFFENBACH

02/04/2020 10h53

A maior economia da Europa pode encolher mais este ano do que durante a crise financeira de 2008/9, disse o ministro da Economia da Alemanha, Peter Altmaier, nesta quinta-feira, acrescentando que contrações de mais de 8% podem ser registradas em alguns meses à medida que o coronavírus ataca.

A Alemanha está em confinamento, com mais de 73 mil pessoas infectadas e 872 mortes pela pandemia. Escolas, lojas, restaurantes e instalações esportivas fecharam e muitas empresas interromperam a produção para ajudar a retardar a propagação da doença.

Altmaier disse que a economia teve um bom desempenho durante os primeiros dois meses do ano - antes da Alemanha entrar em confinamento em março - e disse que o vírus causará um grande impacto na economia em abril, antes de provavelmente atingir seu pico em maio.

"Esperamos que em alguns meses no primeiro semestre a economia encolherá em mais de 8%", disse ele.

Nesta quinta-feira, o banco estatal de desenvolvimento KfW afirmou que a economia alemã deve encolher de 10 a 15% no segundo trimestre.

"Os declínios de que falei provavelmente serão pelo menos tão ruins, se não até piores do que com a crise bancária e do mercado de ações de 2008/2009", disse Altmaier, sem fornecer uma previsão exata.

A economia alemã encolheu 5,7% em 2009.

Economia