IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Funcionários da Embraer decidem na 4a sobre proposta de redução de salários

07/04/2020 20h24

SÃO PAULO (Reuters) - Funcionários da Embraer vão decidir na quarta-feira se aceitam proposta da fabricante de aeronaves para evitar demissões, em meio à paralisação da produção devido aos efeitos do coronavírus, afirmou o sindicato da categoria.

As negociações entre a Embraer e os empregados, representados pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, terminaram nesta terça-feira.

As condições propostas pela Embraer, que incluem redução de salários, valeriam após quinta-feira (9), quando terminam as férias coletivas adotadas no mês passado.

Segundo o sindicato, a Embraer manteve a proposta, que envolve pagar de 82,5% a 63,75% dos salários, dependendo da faixa salarial, durante os 60 dias da suspensão dos contratos de trabalho.

A companhia propôs garantir os empregos por 60 dias adicionais após esse período. Depois disso, a empresa poderá suspender contratos de trabalho, se entender necessário.

"O sindicato considera a proposta apresentada pela Embraer ruim, mas vai apresentá-la aos trabalhadores por meio de transmissão ao vivo (...) nesta quarta-feira às 11h", afirmou a entidade.

O Sindicato está organizando uma assembleia online para votação. A votação também será por meio digital.

Um representante da Embraer não foi encontrado para comentar fora do horário de expediente.

(Por Aluísio Alves)