Mnuchin diz que economia dos EUA pode reabrir em maio, contrariando especialistas
WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, afirmou nesta quinta-feira que a economia norte-americana pode começar a reabrir os negócios em maio, apesar de muitos médicos dizerem que fechamentos e medidas de distanciamento social precisarão permanecer por mais tempo para derrotar o coronavírus.
Questionado na CNBC se achava que o presidente Donald Trump poderia reabrir a economia dos EUA em maio, Mnuchin disse: "Eu acho".
"Tão logo o presidente se sentir confortável com as questões médicas, estamos fazendo todo o necessário para que as empresas e trabalhadores norte-americanos possam estar abertos para os negócios e que tenham a liquidez necessária para operar os negócios nesse ínterim".
Economistas dos EUA têm advertido contra conduzir um grande número de pessoas de volta aos seus locais de trabalho muito rapidamente.
"Quando a propagação do vírus estiver sob controle, as empresas reabrirão e as pessoas voltarão ao trabalho", disse Jerome Powell, chairman do Federal Reserve, em Washington nesta quinta-feira de manhã. "Há todas as razões para acreditar que a recuperação econômica, quando ela vier, pode ser robusta".
Na quarta-feira, Trump disse que esperava reabrir a economia com uma "grande explosão" quando o número de mortos pelo vírus estiver em declínio. Ele não deu um prazo para a reabertura, mas seu principal assessor econômico, Larry Kudlow, afirmou na terça que isso pode ocorrer em quatro a oito semanas.
Os economistas têm alertado contra a possibilidade de deslocar um grande número de pessoas de volta aos locais de trabalho muito rapidamente, já que isso poderia desencadear novos surtos e causar um grande revés aos esforços de recuperação.
Powell adotou uma abordagem mais cautelosa quanto a reabrir a economia, dizendo que isso iria depender muito das orientações de médicos especialistas e das autoridades de saúde do governo.
Mas, falando em um evento do Brookings Institution, ele disse que defende uma discussão saudável sobre como e quando a economia poderia ser reaberta com segurança.
"Precisamos ter um plano, nacionalmente, para reabrir a economia", afirmou Powell. "Enquanto todos queremos que isso aconteça o mais rápido possível, todos queremos evitar uma falsa largada, onde reabrimos parcialmente e isso resulta em um aumento nos casos de coronavírus e, em seguida, precisamos voltar novamente à estaca zero".
(Por David Lawder)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.